quinta-feira, 7 de julho de 2011

VENHA O TEU REINO SOBRE NÓS

Venha o Teu Reino Sobre Nós
Lucas 11. 2: E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.

INTRODUÇÃO:
O Reino de Deus é algo tão forte e tremendo que quando ele se estabelece no meio de nós, se torna irresistível a todos que entendem a seu significado e importância.

Quando dizemos “Venha o teu Reino sobre nós”, estamos declarando também que o “reino deste mundo” é menor e menos importante. Também estamos dizendo que abrimos mão de todos os valores, costumes e conceitos deste mundo para assumir os valores, costumes e conceitos do Reino de Deus.

DESENVOLVIMENTO:
PARA SERMOS DE FATO CIDADÃOS DESTE REINO PRECISAMOS ENTENDER MELHOR O QUE SIGNIFICA DIZER: “VENHA A NÓS O TEU REINO” E ENTENDER MAIS ACERCA DESTE REINO QUE É O REINO DE DEUS.

1-      O QUE É O REINO DE DEUS / QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESTE REINO
2-      COMO ELE SURGE
3-      COMO ENTRAMOS NESTE REINO / COMO CONSEGUIMOS VER O REINO DE DEUS
4-      COMO PODEMOS VIVER NESTE REINO
5-      COMO AGIR NA PERSPECTIVA DESTE REINO
6-      COMO SER PORTA-VOZES E EMBAIXADORES DESTE REINO
7-      QUAL A DURAÇÃO DESTE REINO
8-      QUANDO ESTE REINO VAI SE ESTABELECER COMPLETAMENTE
9-      AS RECOMPENSAS PARA QUEM DEIXAR TUDO PELO REINO DE DEUS

Vejamos:

1-      O QUE É O REINO DE DEUS / QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESTE REINO
Romanos 14.17: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
I Coríntios 4.20: Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

2-      COMO ELE SURGE
Lucas 17.20 e 21: E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.  Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (ou seja, DENTRO DE VÓS)

3-      COMO ENTRAMOS NESTE REINO / COMO CONSEGUIMOS VER O REINO DE DEUS
Marcos 1.15: E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
João 3.3: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Lucas 18.17: Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.
João 3.5: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Atos 14.22: Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

4-      COMO PODEMOS VIVER NESTE REINO
a)      Sem olhar para trás. Lucas 9.62: E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
b)      Conhecendo que temos valor neste Reino. Lucas 7. 28: E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
c)       Precisamos TOMAR CONSCIÊNCIA QUE NÃO PERTENCEMOS MAIS A ESTE MUNDO: II Coríntios 5.17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

5-      COMO AGIR NA PERSPECTIVA DESTE REINO
Confiar somente em Deus. Marcos 10.24: E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
Abrir mão do Pecado. Marcos 9.47: E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

6-      COMO SER PORTA-VOZES E EMBAIXADORES DESTE REINO
Lucas 8. 1: E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele.
Lucas 4. 43: Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.

7-      QUAL A EXTENSÃO E DURAÇÃO DESTE REINO
Salmo 103.19: O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
Daniel 6.26: Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim (ou seja, eternamente).
Daniel 7.14: E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Hebreus 1.8: Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

8-      QUANDO ESTE REINO VAI SE ESTABELECER COMPLETAMENTE
NO TOCAR DA 7ª TROMBETA NO DIA DO JUÍZO FINAL APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA, A GRANDE TRIBULAÇÃO E O MILÊNIO DE CRISTO. Apocalípse 11.15: E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

9-      AS RECOMPENSAS PARA QUEM DEIXAR TUDO PELO REINO DE DEUS
Lucas 12.22, 29 e 31: E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis ..... Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos ..... Buscai antes (PRIMEIRO) o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Lucas 18.29 e 30: E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

CONCLUSÃO:
Diante deste Cenário, tão real, forte e poderoso, o reino deste mundo, as coisas deste mundo perdem a sua importância e o seu valor. As coisas deste mundo se tornam tão pequenas e insignificantes quando começamos a olhar e considerar tudo na dimensão da temporalidade das coisas aqui deste reino e deste mundo e na perspectiva da eternidade do Reino de Deus.

Diante disto tudo, só nos resta dizer:
Venha Senhor sobre nós o teu Reino, que o teu Reino venha sobre nós”.

Nenhum comentário:

Jesus Alegria dos Homens

Programa Simplesmente Jesus - Entrevista Maiza Bonfim e Banda + D Deus Cultura FM 01.02.2013

Estudo Bíblico - 1ª Parte

Estudo Bíblico - 2ª Parte

Estudo Bíblico - 3ª Parte

Deixe aqui seu Email e receba nossas atualizações

Relógio Digital