quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Está consumado (TELELESTAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) João 19.30


Está consumado (TELELESTAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) João 19.30

Introdução
Sacrifícios diversos e ofertas oferecidas a Deus, com suas respectivas leis e rituais, conforme descritos o livro de Levítico nos capítulos de 01 a 09, relatam a exigência que era feita ao povo para entenderem que seus pecados eram perdoados e as pessoas se tornavam agradáveis, purificadas, recebidas e aceitas pelo próprio Deus, para que, estando em sua presença, não poderiam ser consumidas pela sua glória, ou pela sua ira.
Algo aconteceu na plenitude dos tempos que mudou toda esta realidade ritualística, cerimonial e cheia de símbolos e detalhes que era necessário ser cumpridos à risca.
Um acontecimento só resolveria e cumpriria toda esta formalidade religiosa.
Tudo isto se fazia necessário, em virtude da culpa por causa do pecado. A culpa é inerente ao pecado. Pois a própria Palavra de Deus diz:
Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4
 O que podemos fazer ante a esta realidade de morte?
Absolutamente nada, somente Deus pode mudar esta sentença, entretanto, Ele não mudou. Ele decidiu cumpri-la, enviando seu filho amado ao mundo, pra pagar o preço por todos aqueles que pecaram morrendo no lugar de todos os que pecaram, e, infelizmente, não há um sequer que não tenha pecado (Ver Romanos 3.23), somente Jesus nunca pecou (Ver João 8.46).

Desenvolvimento
Mas vamos voltar lá em Levítico e ver um pouco com se davam as coisas:
Diante do monte Sinai, Deus dá a Moisés e ao povo toda uma série de instruções sobre sacrifícios e sobre ofertas que deveiram ser oferecidas a Ele.
No C. 01 vemos sobre o holocausto que significa: Oferenda totalmente consumida em chamas sacrificada ao Senhor.
Era um sacrifício em que a vítima era totalmente consumida pelo fogo. Tratava-se de uma oferenda completa e generosa; Apontava para Cristo. Deus deu o seu Filho em holocausto à liberdade do ser humano, para sermos livres do pecado, livres para servimos a Deus. Imolação de si mesmo: a vida de Cristo foi um holocausto.
No C. 02 vemos sobre as ofertas de manjares: O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
No C. 03 vemos sobre sacrifícios pacíficos ou ofertas pacíficas: Este sacrifício era um sacrifício de louvor e ação de graças que era quase sempre, um ato voluntário.
Era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração a Deus, lhe agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas voluntárias.
Do C. 04 ao 06 vemos sobre sacrifícios pelo pecado: Por diversos tipo de pecados: Pelos pecados dos sacerdotes, pelos pecados do povo, pelos pecados de qualquer pessoa ou de uma pessoa especificamente qualquer, pelos pecados ocultos, pelos pecados de sacrilégio ou profanação de coisas sagradas, pelos pecados voluntários, inclusive não só pela expiação do pecado, ou seja, pagamento pelo pecado, como também sacrifícios pela expiação da culpa, ou seja, da conseqüência que o pecado poderia trazer.
Em seguida, ainda no capítulo 06 e também no 07, observa-se sobre as leis e normas de cele brar tais sacrifícios e ofertas oferecidas a Deus.
Ainda no 08, observamos sobre a forma como deveriam ser consagrados os sacerdotes e como eles deveriam se portar no serviço sacerdotal.
Finalmente no capítulo 09, Moisés e seu irmão Arão começam a realizar estes tipos de sacrifícios e oferendas envolvendo morte de animais, oferecimento de ofertas, derramamento de muito azeite, derramamento de sangue, de muito sangue, e em resposta a tudo isso, diante deste árduo trabalho, a glória do Senhor se manifesta nos versos 22 a 24 do mesmo capítulo, conforme se pode observar e ler.
Entretanto, lá em João 19.30 JESUS DECLARA: “TETELESTAI!!!!!!!!!!!!!”

"Tetelestai" é a palavra grega usada para a frase "está consumado". Recibos de impostos em papiros foram encontrados com a palavra grega "Tetelestai" escrita neles, o que significa "liquidado".
Assim pode significar também: está resolvido, está pago, está redimido.
A DÍVIDA ESTÁ PAGA.
COCLUÌMOS QUE A DÍVIDA DO PECADO ESTÁ LIQUIDADA!!!
Como a Glória do Senhor apareceu á Moisés e á Arão na tenda do tabernáculo diante de toda a Congregação de Israel, bem maior, infinitamente maior, é a Glória do Senhor que se manifestou em Cristo quando Ele exclamou TETELESTAI!!
Esta mesma Glória do Senhor ainda se manifesta quando alguém se converte de verdade a Cristo, pois pra o mesmo é declarado “TETELESTAI!!!!!!!!!!!!!”

Conclusão
Desta forma, segundo Hebreus 9. 11 a 15, 22, 24 a 28 e também 10.4,11, 12, 15 a 17, (pedimos que você leia estes textos, vamos ler estes textos), e por fim declaramos para nossa salvação que:
JESUS FOI O ÚNICO QUE SE OFERECEU A SI MESMO COMO SACRIFÍCIO, E SE TORNOU DIANTE DE DEUS, O ÚNICO SACRIFÍCIO VÁLIDO, PERFEITO, ETERNO E QUE FOI FEITO UMA ÚNICA VEZ, SEM NECESSIDADE DE SER REPETIDO PARA REDIMIR A HUMANIDADE.
Assim reafirmamos e declaramos com Jesus e através de Jesus:
“TETELESTAI!!!!!!!!!!!!!!!!”
“ESTÁ CONSUMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
Assim meus amados irmãos, diante desta tremenda realidade, que tipo de pessoas devemos então ser, nos tornar, ou melhor, buscar em Deus que nos faça e nos torne ser?
Em I Timóteo 6.11 e 12 tem uma das melhores respostas:
“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”. 

Para você meu amigo que ainda não é cristão, ainda não confessou publicamente Jesus como seu único Senhor e Salvador pessoal da sua vida, aconselhamos que creia na verdade da Palavra de Deus, e saiba que se você crer, se concretiza na sua vida, a morte de Jesus na cruz do calvário pelos seus pecados, Ele morreu a sua morte para que você possa viver a vida dEle em você através do Espírito Santo no poder de Deus.
Receba Ele enquanto é tempo, enquanto a salvação está sendo pregada e anunciada. Ele te espera de braços aberto.
Venha a Cristo, tenha esta grande e poderosa experiência e seja transformado pelo poder de Deus.
Assim declaramos com Jesus e através de Jesus:
“TETELESTAI!!!!!!!!!!!!!!!!”
“ESTÁ CONSUMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”


Pastor Rogério - 08.10.2011 - Mensagem pregada na Igreja Missionária Nova Aliança Em Caldas do Jorro em 08.10.2011 - Revisada e publicada em 09.11.2011

Nenhum comentário:

Jesus Alegria dos Homens

Programa Simplesmente Jesus - Entrevista Maiza Bonfim e Banda + D Deus Cultura FM 01.02.2013

Estudo Bíblico - 1ª Parte

Estudo Bíblico - 2ª Parte

Estudo Bíblico - 3ª Parte