quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Princípios de Identidade Batista


Princípios de Identidade Batista

O primeiro princípio a ser destacado é o "princípio cristológico", pois este princípio estabelece a órbita de todos os outros princípios, o senhorio absoluto de Cristo. John Smyth diz em 1610: "Só Cristo é Rei e Juiz da Igreja e da consciência".
O "princípio bíblico" estabelece a Bíblia como a única regra de fé e prática, destacando contudo a autoridade do Novo Testamento, o que está ligado ao "princípio cristológico". "A autoridade do Novo Testamento se deriva do Senhor do Novo Testamento". "Não se crer em Cristo porque se crer na Bíblia, mas se crer na Bíblia porque se crer em Cristo". (Anderson, História de los Baustistas p. 51).
O "princípio eclesiástico" regente é o da membresia regenerada. A igreja pressupõe a regeneração daqueles, que dela devem participar como membros. Considerando isto ser algo próprio de cada um em atitude livre diante de Deus, os batistas recebem seus membros mediante profissão de fé. Isto fundamenta o sacerdócio de cada crente, retirando a necessidade de um intercessor para o regenerado.
O "princípio sociológico" é a ordem democrática. Este ordem está baseada na igualdade dos membros, como pessoas regeneradas. Isto implica na soberania da igreja local, evitando o exclusivismo denominacional da idéia singular "a igreja batista", destacando o pluralismo institucional: "igrejas batistas". Esta ordem pressupõe um profundo senso de responsabilidade, que cada crente regenerado deve ter diante de Deus.
O "princípio Espiritual" é a liberdade religiosa. Isto implica na tolerância religiosa, conseqüentemente liberdade de culto; liberdade de consciência, que considera o ato religioso como espontâneo e voluntário; liberdade de proclamação, mesmo de idéias contrárias às suas doutrinas.
O "princípio político" é a separação entre Igreja e Estado. Considerando os demais princípios não é necessário entrar em detalhes neste ponto.
O "princípio evangelizador" é o evangelismo pessoal e o empreendimento missionário. Este é um elemento importante na identidade batista, pois afirma de maneira prática o princípio eclesiástico e espiritual.
Portanto, para que possamos nos identificar como batistas devemos cultivar estes princípios em nossas igrejas. Outros elementos podem ser considerados acidentais e, portanto, passivos de discussão. A dificuldade se dará quando estes princípios forem negados, pois aí se descaracteriza a igreja, enquanto Igreja Batista.
Devemos ter isto em mente, quando discutimos movimentos, que "ameaçaram a continuidade denominacional" das Igrejas Batistas.

Pr. Ágabo Borges de Sousa

Nota do Pastor Rogério:

Quero destacar aqui, que ser cristão fiel, é a condição inegável para qualquer pessoa ser herdeiro da Salvação. Além disso, devemos amar a Deus pelo que Ele é, pelos seus atributos eternos, e isto independente das bençãos que Ele pode nos trazer.
Muitos estão correndo atrás de bençãos e milagres, mais do que ter um relacionamento pessoal e verdadeiro com o Senhor de todas as bençãos e milagres. Amam mais as bençãos dos Senhor do que O SENHOR DE TODAS AS BENÇÃOS.
Sobre a identidade Batista, precisamos afirmá-la não porque nos julgamos maiores ou melhores que qualquer outra denominação cristã, mas sim porque isto se faz necessário em um mundo tão conturbado. Nos mesmos precisamos ter mais clareza do que somos.
Somos, Primeiro Cristãos.
Segundo, Reformados, Protestantes, Evangélicos.
E por último, somos Batistas sim graças a Deus.
Declaramos não com orgulho isso, mas sim com fé de que nossos antepassados anabatistas e precursores dos batistas modernos, não derramaram o sangue em vão.
Aliados às outras denominações sérias e coerentes, muitas vidas foram alcançadas pela pregação do Evangelho Puro e Genuíno realizada pelos crentes batistas e muitas vidas ainda serão alcançadas.
Sobretudo, nós crentes batistas, queremos ser fieis a Cristo e às Escrituras Sagradas até o fim, e que o TODO PODEROSO DEUS nos dê a força e firmeza necessárias para sermos e vivermos assim pelo poder do Espirito Santo.

Ass. Pr Rogério (conservo de todos vocês que amam também a Jesus).

Nenhum comentário:

Jesus Alegria dos Homens

Programa Simplesmente Jesus - Entrevista Maiza Bonfim e Banda + D Deus Cultura FM 01.02.2013

Estudo Bíblico - 1ª Parte

Estudo Bíblico - 2ª Parte

Estudo Bíblico - 3ª Parte